quarta-feira, 12 de agosto de 2015

2ª Conferência Municipal de Assistência Social de Corumbataí


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, as Conferências de Assistência Social são espaços de discussão e avaliação da Política de Assistência Social. Nas Conferências são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Sua principal característica é juntar os gestores, trabalhadores e usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social – para debater e decidir as prioridades das Políticas Públicas de Assistência Social nos próximos anos.
Sendo assim,  aconteceu, na última segunda-feira, dia 10 de agosto, a 2ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Plenário da Câmara Municipal de Corumbataí, das 13h30 às 17h.

A 2ª Conferência Municipal teve como tema "CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO À 2026", contou com a palestra da  Assistente Social e Diretora da Direção Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Maria Aparecida Ribeiro Germek com o conteúdo: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Estiveram presentes representantes de diversos segmentos da sociedade, dos serviços municipais (Ação Social, Saúde, Educação, entre outros),  e servidores e representantes do governo municipal e do legislativo. 
Neste evento foram levantadas várias propostas e demandas  para o desenvolvimento e melhorias das ações na área da Assistência Social, levando em consideração a realidade do município.

A Coordenadora da Ação Social Vanessa, enfatizou a importância da realização das conferencias e principalmente da participação da população, esta que demandam a implantação de políticas publicas compatível com a necessidade peculiar dos usuários. Disse também que Corumbataí deu um passo significativo no ano de 2014, na política de assistência social  quando inaugurou o Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS, iniciando um reordenamento nos serviços socioassistencias, cumprindo com o modelo de gestão do Suas ofertando  aos usuários da assistência social, um serviço de referencia, com mais qualidade na cobertura e no atendimento, sendo o cras equipamento publico que responsável pela oferta  da proteção social básica do município. 
Nas discussões da plenária tiveram destaque as propostas referentes à consolidação da Rede de Serviços do município, visando o trabalho intersetorial na atenção integral aos usuários e também ao fortalecimento dos Conselhos Municipais existentes, com maior participação da sociedade. 

Foram elaboradas também propostas para o nível Estadual e Federal com foco no desenvolvimento de ações para os municípios de pequeno porte, e eleitos os representantes para a X Conferência Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo.

A Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social agradece a todos os participantes do evento, que direta e indiretamente contribuíram para a realização deste importante acontecimento para a construção coletiva de políticas públicas de assistência social para a população de Corumbataí.

2ª Conferência Municipal de Assistência Social de Corumbataí

Leitura do Regimento Interno da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social de Corumbataí - Mesa de Abertura Solene: Prefeito Vicente Rigitano, Vanessa Vieira de Souza - Coordenadora da Ação Social, Cândida Maria Belatto Catelani - Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; e Maria Aparecida Ribeiro Germek - Diretora da DRADS Piracicaba  


Juliana - Psicóloga do CRAS - Membro da Comissão Organizadora na Mesa de Credenciamento
Participantes da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social

Maria Germek - Diretora da DRADS ministrando palestra com o tema: "O SUAS que temos e o SUAS que queremos"


 Maria Germek  - Diretora da DRADS com Vanessa Vieira - Coordenadora da Ação Social

Equipe da mesa coordenadora registrando algumas das propostas da plenária de discussão, em destaque, o Sr. Mário Galdini apresentando as suas.

Prefeito Vicente Rigitano - também compareceu na 2ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema com os cidadãos corumbataienses




Mariana  - Coordenadora do CRAS; Juliana  - Psicóloga do CRAS; Regina - Agente Administrativa do CRAS e Cerimonial do Evento; Vanessa  - Coordenadora da Ação Social - Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Assistência Social de Corumbataí


Nenhum comentário:

Postar um comentário